Segunda Feira, 07 de Julho de 2014
A aula de novas tecnologias ocorreu no laboratório de informática sob orientação do professor da disciplina Cesar Augusto Sadalla Pinto. ) O seu desenvolvimento foi marcado por uma discussão sobre tecnologia e novas tecnologias, onde primeiramente foi criado um documento compartilhado para que os alunos pesquisassem sobre esses temas e em seguida discuti-lo. Ao finalizar esse momento foi dado inicio a criação do blog, que devido a problemas com a internet do laboratório não foi possível criá-lo, no entanto alguns alunos conseguiram criar o blog. Dessa forma o professor da disciplina explicou como criar o blog e como inserir as páginas (Diários, Objetos), para os alunos que não conseguiram criar o blog foi recomendado que fosse feito em casa.
Segunda Feira, 14 de Julho de 2014
A aula aconteceu na sala, pois estava previsto para ser exibido um filme intitulado piratas da informática, que trata sobre a história da Aplle e da Microsoft de Bill Gattes e Steve Jobs respectivamente. A finalização do filme não foi possível nessa aulas pelo fato do tempo do filme ultrapassar o tempo da aula, dessa forma o professor achou pertinente finalizarmos a exibição do filme na próxima aula que seria no dia seguinte. No decorrer do filme o professor fez algumas interrupções para que a compreensão do filme ocorresse da forma mais satisfatória possível.
Terça Feira, 15 de Julho de 2014
A aula deu inicio com um resgate do que tinha sido exibido no filme na aula anterior, após esse momento inicial foi dado a continuação do filme piratas da informática. O filme é um tanto confuso, pois trata da história de Bill Gattes e Steve Jobs concomitantemente, dessa forma tem momentos que não se sabe exatamente do que estão tratando, no entanto é um filme bem interessante, pois temos contato com essas duas grandes marcas, mas não temos conhecimentos sobre a sua criação e o filme aborda muito bem como elas surgiram.
Segunda Feira, 21 de Julho de 2014
Primeiramente foi exibido um vídeo sobre blog e foi recomendado que assistíssemos novamente, pois o áudio não estava muito bom. Em seguida fomos orientados a atualizar os blogs já criados, inserir contador de visitas e lista de links, inserir imagens e gifs. O desenvolvimento da aula se deu de forma livre, sendo um meio de possibilitar os alunos a exercitarem sua criatividade em seus blogs.
Terça Feira, 22 de Julho de 2014
Houve apenas uma aula, onde nos foi apresentado uma lista de sites sobre os objetos a serem confeccionados no decorrer da disciplina. O primeiro objeto a ser trabalhado foi a criação de palavras cruzadas disponível no site (
http://www.lideranca.org/word/palavra.php). Após ser criado o objeto foi divulgado no blog na página de objetos para que todos pudessem ter acesso aos conteúdos trabalhados na disciplina de Novas Tecnologias.
Segunda Feira, 28 de Julho de 2014
O professor apresentou novos instrumentos para criação de objetos virtuais, a saber o programa kurupira (
http://www.kurupira.net/pt/) e puzzle (http://www.puzzle-maker.com/) ambos para criação de palavras cruzadas. O programas kurupira não foi possível trabalhar, pois necessita fazer o download para seu uso. Trabalhamos com o puzzle, o seu funcionamento ocorre da seguinte maneira, primeiramente digita-se a palavra e em seguida uma dica, lembrando que devem ser separadas por uma barra.
Segunda Feira, 04 de Agosto de 2014
A aula teve como objetivo a criação de quadrinhos no pixton encontrado no link a seguir (
http://www.pixton.com/br/). Os alunos foram orientados a criarem um cadastro no site, em seguida criar um personagem e produzir uma história. Foi nos apresentado uma ferramenta para confecção de quebra-cabeça, no entanto não trabalhamos com ela. Após criarmos, a história foi publicada no blogger para permitir acesso aos demais alunos da turma e ao público que se interessar.
Terça, 05 de Agosto de 2014
A primeira atividade trabalhada na aula foi a visita do professor aos blogs para visualizar a criação dos quadrinhos confeccionados no pixton. Após essa atividade o professor encerrou essa primeira etapa de criação, passando para criação de apresentações no programa prezi encontrado no site: (
http://prezi.com/your/) e no power point. Primeiramente realizamos um cadastro no prezi, pois trata-se de uma ferramenta online. Em seguida abordou algumas ferramentas básicas desse novo documento e solicitou que criássemos uma pequena apresentação e publicássemos no blog. A aula foi direcionada para utilização do programa prezi.
Segunda, 11 de Agosto de 2014
Após a apresentação do programa prezi (
http://prezi.com/your/) na aula anterior, o professor visitou novamente os blogs para identificar quem havia confeccionado a apresentação, diante disso solicitou que os alunos que haviam concluído apresentassem seu trabalho para a turma. Depois desse momento de exposição o professor disponibilizou um momento para que os que não haviam terminado sua apresentação concluíssem. Com a finalização da confecção da apresentação no prezi, deu-se inicio o trabalho como o programa power point, que já é utilizado tradicionalmente pelos alunos. O professor apresentou diversas ferramentas de animação e transição para aplicar tanto nos slides como em imagens, enquanto apresentava as ferramentas e criava uma apresentação os alunos criavam as suas também, a mesma criada no prezi, mas agora no power point. Não foi finalizado as apresentações na aula devido ao tempo ser restrito, no entanto foi uma aula bem proveitosa, onde foi trabalhado um conteúdo interessante e útil para os alunos.
Segunda, 18 de Agosto de 2014
A aula teve como objetivo trabalhar alguns recursos do power point. Primeiro fez uma recapitulação sobre o prezzi, identificando quais os alunos que tinham terminado suas apresentações e solicitou que apresentássemos. Após essa parte inicial fez uma abordagem sobre a enquete do Top blogger do mês de Julho, que teve como vencedora o blogger da aluna Trifena Kelline, e em segundo lugar o da Sâmia Lima, diante dos resultados o professor escreveu uma mensagem de apoio e parabenização aos participantes do top blog. Em seguida inicio a aula sobre power point, onde trabalhamos técnicas de animações, transição, montagem de álbum de fotografias, e como inserir áudio em apresentações.
Terça,19 de Agosto de 2014
Inicialmente o professor disponibilizou um momento para criação e
aperfeiçoamento de artes no blogger. Após esse momento o professor
iniciou a aula com conteúdos sobre o power point, trabalhamos algumas
animações em slides e transições,tipos e formatos de letras. Cada aluno
teve que confeccionar uma apresentação contendo todas essas dicas para
posteriormente publicar no blog, essa a presentação poderia ser a mesma
produzida no programa prezzi.
Segunda,25 de Agosto de 2014
Não houve aula,pois o professor Cesar precisou se ausentar para participar de uma reunião do PIBID (programa institucional de bolsas de iniciação a docência.
Segunda, 08 de Setembro de 2014
A primeira parte da aula foi direcionada para apresentação dos slides confeccionados no power point. Depois que os alunos realizaram as apresentações foi dado inicio a segunda parte,ainda sobre o power point, dessa vez o conteúdo da aula foi sobre a criação de botões no programa acima citado, foi explicado como inserir imagens, ruídos e links de um slide para outro. Como forma de solidificar o conteúdo ministrado na aula o professor achou pertinente que cada aluno construísse um Quiz (jogo de perguntas e respostas)durante o restante da aula os alunos trabalharam na confecção desse trabalho.
Segunda,15 de Setembro de 2014
Como conteúdo da aula trabalhamos com o programa movie make. Primeiramente o professor ensinou uma técnica para baixar vídeos do youtube com mais facilidade, essa técnica consiste na instalação de um programa intitulado Helper. A aula foi um pouco improdutiva, pois as máquinas virtuais e a internet não estavam funcionando muito bem. Foi nos apresentado também as ferramentas do programa movie make que possui como áreas de trabalho a barra de menus, linha do tempo, painel de tarefas e monitor de visualização. Para os alunos que não conseguiram utilizar seu computador pessoal fomos orientadas a utilizar o computador do laboratório, no entanto, para isso foi necessário abrir a máquina virtual do windows dentro do programa linux, com isso todos os arquivos necessários (vídeo, imagens e áudio) foram salvos em uma pasta compartilhada para depois serem importados para o movie make.
Terça, 16 de Setembro de 2014
Foram explicados todas as áreas de trabalho que compõem o programa movie make. Em seguida o professor mostrou claramente como utilizar o programa,dando ênfase na criação de títulos, legendas,créditos, transições e animações, solicitou que testássemos o conteúdo explanado em aula, aplicando áudio, fotos, cortando vídeo. Essas atividades foram as que fizeram parte da aula.
Segunda, 22 de Setembro de 2014
Nesse dia primeiramente fizemos uma recapitulação do conteúdo sobre vídeo no programa movie make. Posteriormente o professor abordou alguns pontos do programa excel, pois algumas pessoas haviam solicitado. Mostrou como inserir gráficos, como trabalhar com as células, algumas formas. O conteúdo sobre excel foi bem sucinto,pois não era um conteúdo previsto para ser desenvolvido na disciplina, mesmo assim foi bem proveitoso e interessante para que pudéssemos ter um maior contato comesse programa que por vezes será muito útil para nossa formação.
Segunda, 29 de Setembro de 2014
A aula foi destinada para realização de uma avaliação sobre a disciplina e de todo conteúdo ministrado até o presente momento. Alguns alunos participaram dando sua opinião relatando as dificuldades encontradas e quais conteúdos mais interessantes que haviam vivênciado, em seguida o professor fez um posicionamento a respeito de tudo que havia sido discutido. Por fim destinou o restante do tempo da aula para que construíssemos e editássemos um vídeo.
Terça, 30 de Setembro de 2014
A aula por completo foi destinada para construção e edição de um vídeo no programa movie make. Os alunos em duplas ou individualmente trabalharam em vídeos de sua escolha adotando todos os conhecimentos e dicas transmitidos pelo professor em aula anteriores. Os itens solicitados pelo professor para o vídeo são os que se segue: Título,legenda, créditos, animações,transições e áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário